
o Brasil, o Programa Benchmarking é reconhecido como uma das mais importantes referências de método para a identificação e compartilhamento de práticas empresariais ambientalmente sustentáveis
Em sua oitava edição, o ranking tem como um dos destaques de seu “Top Ten” este ano a Firmenich, uma empresa de origem suíça que atua há 57 anos no Brasil.
Criado em 2003, como uma iniciativa independente, após uma pesquisa realizada por especialistas junto a 300 empresas brasileiras de origem ou instaladas no Brasil, o programa divulga a cada ano um ranking com as empresas que se destacaram por suas ações de responsabilidade socioambiental.
No dia 29 de julho, aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a cerimônia de premiação às empresas incluídas no Ranking Benchmarking 2010 – Os Melhores da Gestão Empresarial Brasileira. Em sua oitava edição, o ranking tem como um dos destaques de seu “Top Ten” este ano a Firmenich, uma empresa de origem suíça que atua há 57 anos no Brasil.
Citada por suas ações em busca de uma produção mais limpa, a Firmenich tem como principal foco de atuação a fabricação de aromas e sabores químicos para serem utilizados na produção de alimentos, bebidas, cosméticos e artigos de higiene doméstica. Este ano, o ranking foi elaborado por uma comissão técnica formada por 15 especialistas oriundos de seis países. Eles apresentaram seus pareceres sobre cada caso sem saber de qual empresa se tratava.
“As empresas selecionadas foram aquelas que, pela excelência de suas práticas de sustentabilidade, inovaram na preservação do meio ambiente natural e social, além de aumentar a competitividade da organização”, afirma uma nota divulgada pela organização do Programa Benchmarking, que em 2010 tem o apoio institucional de entidades como a
Laboratório da Firmenich em Genebra

Um aroma suíço de sustentabilidade ambiental
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o PNUMA e a Climate Natural Network, entre outras.
Supervisor técnico de Segurança da Firmenich no Brasil, Miguel Figueiredo explica a produção mais limpa da empresa como “a aplicação contínua de uma estratégia ambiental integrada e preventiva a processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência e reduzir os riscos aos seres humanos e ao meio ambiente”.
Figueiredo enumera as vantagens da opção pela responsabilidade socioambiental: “A produção mais limpa surge como uma das ferramentas de gestão ambiental, de fácil aplicação a qualquer segmento industrial e porte de empresa. É uma produção objetiva, rápida, eficiente, com resultados expressivos em curto e médio prazo, tornando-se uma vantagem competitiva para as organizações”, diz. CONTINUE LENDO